Turismo de Gastronomia - também conhecido como Turismo Gastronômico ou Turismo Culinário - é um termo relativamente novo, que abrange a realização de atividades que proporcionam experiências de aprendizagem, consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a sua história, cultura e localização.
Muito além do sabor
Explorar a culinária e os prazeres da mesa é algo que sempre esteve associado a momentos de lazer, a viagens e - por que não? - até mesmo à casa da nossa querida avó, porém o conceito de turismo gastronômico evoluiu para abranger atividades além do prato (ou do copo). São atividades turísticas e de entretenimento que posicionam a gastronomia como um dos pilares fundamentais da identidade regional e patrimônio cultural, valorizando a relação entre o alimento e a sociedade.
Esta perspectiva do turismo cria a possibilidade de aproximar as pessoas dos alimentos de uma forma muito mais íntima, de forma que viabiliza não apenas conhecer estes alimentos, mas também a aprender com quem faz, oferecendo experiências mais pessoais e autênticas para o viajante. Assim sendo, podemos dizer que o turismo de gastronomia está relacionado a todas as atividades que utilizam a comida como meio de conexão entre as pessoas, os lugares e o tempo.
0 Comentários
Muito obrigado pelo seu comentário!