Viajar é sempre uma oportunidade de conhecer novas paisagens, se conectar com culturas diferentes e, claro, experimentar novos sabores. Alguns destinos, inclusive, tem como atrações principais sua culinária e essa é uma forma de se aprofundar sobre os costumes locais e criar uma conexão que vai além do paladar e vira memórias afetivas.
Confira a seguir quais são os países que mais se destacam no turismo gastronômico devido às suas riquezas na cozinha:
China
É preciso ousadia para se aventurar na culinária chinesa, afinal ela é conhecida por utilizar ingredientes pouco convencionais na culinária ocidental, como cobras, escorpiões e gafanhotos. Mas, se mesmo com tudo isso, entrou nessa lista, vale a pena dar uma chance se for visitar o país! Ou não?
França
A cozinha francesa dispensa apresentações e é considerada uma das mais refinadas do mundo. Nada como seus vinhos, pães, doces e queijos para uma mesa sofisticada e saborosa.
Índia
É preciso gostar de temperos marcantes para apreciar a comida indiana, afinal é de lá que vêm a maioria das especiarias que conhecemos, sem falar de outros tantos exóticos. Entre os pratos mais famosos estão o naan, samosa, carne de cordeiro e o chai.
Itália
A culinária mais apreciada pelos brasileiros é uma verdadeira tentação gastronômica. Impossível falar em Itália, sem pensar em pizza, macarrão, sorvete, risoto, vinho e mais uma infinidade de delícias.
Japão
Nos últimos anos, a culinária japonesa conquistou o ocidente, embora muitos dos pratos que consumimos por aqui sejam bem diferentes dos originais. Mas é claro que os ingredientes principais se mantêm, como os peixes crus, algas, frutos do mar e arroz.
Argentina
Para quem não dispensa uma boa carne, esse é um destino imperdível. O churrasco argentino é uma das principais atrações do país, mas não é só disso que é feita a gastronomia dos nossos hermanos. Vale destacar também as empanadas, os vinhos e, claro, o delicioso alfajor.
Espanha
Esse é um país banhado pelo mar mediterrâneo e, por isso, seus pratos são compostos por muito azeite de oliva e alho e frutos do mar. Não é a toa que a dieta mediterrânea é considerada uma das melhores do mundo. Não tem como deixar de citar a paella, prato mais famoso por lá.
Tailândia
Assim como no caso da China e da Índia, é preciso estômago e uma alma aventureira para se jogar na culinária tailandesa. Os espetos de insetos estão entre as iguarias mais excêntricas, mas também há outras comidas de rua mais tranquilas de se experimentar, como o tom yum goong, uma sopa picante, e khao mun gai, um frango cozido com arroz.
Inglaterra
A terra da Rainha vive uma ascensão culinária. Londres nem sempre foi famosa pela culinária -- inclusive, teve fama negativa por um bom tempo. No entanto, nos últimos anos tem recebido diferentes filiais de restaurantes, além de estabelecimentos autorais, o que tem mudado o patamar da cidade. Chama a atenção o Scott's, local conceituado de frutos do mar, além do Sketch, estabelecimento que se divide em bar, balada e restaurante.
Há, sim, restaurantes legais em Londres, mas quem quer uma experiência gastronômica única precisa visitar o Borough Market, local que reúne milhares de turistas e barracas de comida de diferentes nacionalidades. Outro lugar que vale a visita é o Mercato Metropolitano, mercado que abriu em 2016 e tem chamado a atenção.
Peru
Por último, o nome mais forte dessa lista. Para ter ideia, o Peru ganhou cinco anos consecutivos o World Travel Awards, na categoria “Melhor destino culinário do mundo” (World’s Leading Culinary Destination). O nosso vizinho é conhecido pelos restaurantes e chefs estrelados e, entre os pratos mais famosos, destaca-se o ceviche.
0 Comentários
Muito obrigado pelo seu comentário!